top of page

SINTOMAS


Em 80% das mulheres com Endometriose o sintoma principal é a DOR, 20% apresentam primeiro infertilidade, associada ou não a dor posterior e consequentemente à perda de qualidade de vida.
É ainda controverso o papel das formas mínimas e ligeiras de Endometriose na infertilidade. Ainda que a doença possa não ser a responsável directa pela infertilidade, a dor nas relações sexuais (dispareunia) pode representar um papel determinante.
As formas moderadas e graves são reconhecidas causas de infertilidade, se não forem tratadas por cirurgia. A dor é, no entanto, o sintoma mais grave de Endometriose. A sua intensidade interfere com a qualidade de vida da mulher. Apresenta-se em geral sob diversas formas, dependendo da extensão e da localização da doença.

Dismenorreia 
Falamos de dor na menstruação. De início cede a anti-inflamatórios ou à pílula. Mas progressivamente torna-se mais intensa, não reagindo a essas terapêuticas.
Dispareunia
Dor na relação sexual, profunda, intensíssima em caso de Endometriose recto-vaginal ou dos ligamentos posteriores do útero, de nome ligamentos útero sagrados.
Algias pélvicas
Mantidas, incaracterísticas por vezes, agravadas durante a fase ovulatória, focais ou generalizadas.
Disquézia
Cólicas intestinais intensas sobretudo durante a menstruação. Com alterações do trânsito intestinal, especialmente diarreia catamenial, e menos frequentemente obstipação.
Disúria
Dor à micção quando há um envolvimento da bexiga, simulando infecções urinárias sem bactérias presentes, durante a menstruação.


Outros sintomas podem aparecer associados à Endometriose, nomeadamente aumento de dejecções durante a menstruação; rectorragias ou saída de sangue pelo recto por invasão da mucosa ou sigmóideia; hematúria ou saída de sangue pela urina por envolvimento da bexiga e ureteres.

Em casos menos frequentes a Endometriose ao invadir os ureteres, pode levar à paragem total e irrecuperável dos rins. No início, além da dor semelhante a cólica renal, podem existir sintomas de falsas infecções urinárias, como na bexiga.
Menorragias
Menstruações abundantes, sobretudo associadas à Adenomiose.
Ausência de Sintomas
É de salientar ainda que, enquanto a grande maioria das mulheres que sofre de Endometriose apresenta alguns ou todos os sintomas referidos anteriormente, há uma pequena percentagem que, de forma inexplicável, não apresenta qualquer sintoma.

Dr. Setúbal - mulher Endo

bottom of page